Contactos

Fale connosco 225 024 718
ou deixe-nos
uma mensagem geral@starconsulte.com

Horário: 9.00 – 17.30

Assistência em viagem

Allianz: 800201833
Liberty: 213 124 330
Tranquilidade: 213 863 322

Declaração Amigável de Acidente Automóvel

Acidentes entre automóveis acontecem. E nestas alturas, ter um Seguro Automóvel que o proteja é essencial. Mas antes de o acionar (caso seja o culpado), não se esqueça de preencher sempre a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Tem dúvidas de como o fazer?

ACP-Documentacao-Declaracao-Amigavel-tutorial

Corresponde aos campos com os números de 1 a 5. Nestes espaços, deve indicar:

Data e hora do acidente.

Local do acidente: deve indicar o país e a localização exata. Caso o acidente tenha ocorrido num cruzamento, deve indicar o nome das duas ruas.

Feridos: mesmo que tenha um pequeno arranhão, deve indicá-lo.

Danos materiais: deve indicar para a existência de outros danos, que não nos veículos envolvidos: Danos em veículos estacionados, via publica, ou, inclusive, objetos do interior do habitáculo que ficaram danificados devido ao acidente.

Testemunhas: caso existam, deve indicar os seus dados.

A declaração amigável tem dois quadros de cores diferentes, com a indicação “Veículo A” e “Veículo B”. A cada quadro vai corresponder um veículo.

Segurado: não se esqueça de que o detentor do seguro pode não ser o condutor.

Dados do veículo.

Dados da seguradora: pode encontrá-los no seu certificado de seguro (vulgo carta-verde). Apesar de ser desejável preencher todos os dados solicitados, aqueles que não pode mesmo deixar de indicar são o nome da companhia de seguros e o número da apólice.

Dados do condutor.

Ponto de embate: indicar com uma seta em que parte do veículo se deu o contacto inicial.

Danos visíveis: todas as modificações observadas no veículo depois do acidente.

Trata-se da coluna ao centro do documento da declaração amigável. Esta área é fundamental para que as seguradoras consigam entender o que realmente aconteceu. Uma vez mais, existe a divisão de informação para o veículo A e o veículo B, devendo cada um dos condutores preencher a parte que diz respeito à sua viatura. No final, cada um dos envolvidos deve fazer a contagem do número de quadrados que assinalou anteriormente.

Neste espaço em branco, deve fazer um croqui de como o acidente ocorreu. Algo simples, mas percetível. Deixe um espaço no caso de ser preciso adicionar texto para uma melhor compreensão.

Ambos os condutores podem deixar as observações que considerem relevantes.

A declaração amigável só será válida com a assinatura de ambos os envolvidos.